Como lidar com problemas de autoestima?

28.11.2017
Como lidar com problemas de autoestima?

Nem sempre nos encontramos em um dia bom, às vezes estamos passando por momentos turbulentos, situações difíceis, eventos traumáticos e até mesmo fases evolutivas do nosso próprio desenvolvimento podem vir a despertar em nosso organismo sentimentos de descrença e tristeza, por não conseguirmos encontrar alternativas e formas positivas de superação, isto quando, já não temos uma pré-disposição a pensar de forma otimista.

Em decorrência do número de vez que somos acometidos por situações consideradas desagradáveis, podemos desenvolver uma crença que coisas ruins aconteçam sempre e somente comigo. E tendemos a pensar que nada de bom irá acontecer, e que não somos capazes de conseguir atingir tal objetivo, ou imaginar que nunca seremos felizes ou, que não sou tão bonita quanto a pessoa que esta ao meu lado ou, que não se têm sorte na vida.

Na verdade você esta com problema de autoestima. A autoestima é a percepção que você tem de você mesmo e isso inclui como você se autodenomina, e o valor que você atribui a suas realizações, autoimagem e capacidades.

Pessoas com baixa autoestima são inseguras, apresentam duvidas frequentes em relação a suas próprias escolhas, não acreditam serem capazes de realizar algo, mesmo que por vezes, gostariam de tentar, resumindo, não acreditam que possam ter potencias e, portanto, não arriscam por medo de errar e aumentar ainda mais o sentimento já existente em seu ser.

Problemas de autoestima devem ser reconhecidos o quanto antes para que se evite que, ao longo da vida a pessoa venha a desenvolver uma futura depressão, ou que ao passar por um evento muito marcante como separação ou luto, não desencadeie transtornos mais sérios diminuindo seu prazer pela vida.

Para fortificar a autoestima primeiramente é necessário conhecer-se, ter nitidez sobre si, seus limites e potenciais, saber-se regular diante de perturbações emocionais estabelecendo uma barreira que impeça que tais sentimentos invadam sua psique e logo manifeste-se em corpo como doenças.

O autoconhecimento é, portanto, fundamental para conferir as bases de uma boa autoestima.

Contato

Contato

Atenção! Preencha os campos assinalados e tente novamente!
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!

FERNANDA SÁ

LUCIANA DE ABREU
Nº 323, SALA 407
MOINHOS DE VENTO
PORTO ALEGRE - RS

AV. PROTÁSIO ALVES
BAIRRO PETRÓPOLIS
PORTO ALEGRE - RS